Os Currículos do Proerd

O Proerd é aplicado em diversas faixas etárias, que atingem crianças em idade pré-escolar, passando por crianças, adolescentes e atingindo o público adulto. Para atender estes públicos, o PROERD trabalha com quatro currículos distintos.

 Os currículos Proerd são os seguintes:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

 

Os estudantes da Pré-Escola, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano e 4º Ano do ensino fundamental, participam do Proerd sendo atendidos pelo currículo: “Educação Infantil e Séries Iniciais”.

Para poder adequar as faixas etárias, bem como ao perfil dos alunos, este currículo foi dividido em seções. Além da problemática drogas e violência, este currículo introdutório aborda principalmente  a segurança pessoal como: cuidados em casa, em vias pública, noções de trânsito, como proceder quando presenciar algum fato negativo, dentre outros.

 

 

 

 

UMA VISÃO DE SUAS DECISÕES

 FOTO02.jpg

Este é considerado o principal currículo do Proerd tendo como foco o atendimento de estudantes do 5º Ano (antiga 4ª série). 

Este currículo é aplicado durante 10 encontros semanais (10 lições) onde é apresentado além do Modelo de Tomada de Decisão do Proerd que, através e 4 passos, possibilita ao aluno refletir sobre o processo decisório, fazerem escolhas positivas e resolver problemas. Aborda, também, temas como "conversas em família" (buscando uma maior participação dos pais no processo de aprendizado dos pais), o bullying, as conseqüências do uso das drogas e da prática da violência (física, verbal, etc), a importância de se fazer escolhas certas, como perceber a influência dos meios de comunicação, etc.

 

CAINDO NA REAL

 http://www.pm.sc.gov.br/website/imagens/artigos/ARTPMSC_2011_05_31_145825_1_925701.jpg

Destinado ao público adolescente, estudantes do 7º Ano (antiga 6ª Série) do Ensino Fundamental.

O currículo Caindo na REAL, que originalmente tem o nome de Kepping it REAL "Kir" foi desenvolvido pela Drug Abuse resistance education (DARE), com a parceria da Universidade Estadual Pennsylvania (PSU) e a Universidade Estadual do Arizona (ASU).

O Currículo “Caindo na Real” (“Keepin it Real” nos EUA) trata-se de uma metodologia totalmente nova, com um material atualizado e com outra roupagem (livros coloridos) tendo como objetivo atrair os jovens para a discussão tema do programa. Divide-se em 10 encontros de 1(uma) h/a semanal.

 

PROERD PARA PAIS

 http://www.pm.sc.gov.br/website/imagens/artigos/ARTPMSC_2011_05_31_145825_2_925701.jpg

Além dos currículos que atendem ao público infantil, o programa também atua com os Pais e/ou responsável de crianças e adolescentes. O Proerd para Pais é aplicado à comunidade adulta, durante 5 (cinco) encontros de duas horas de duração e busca, com esta interação, fornecer ferramentas para que os pais saibam como proceder, junto a seus filhos, quando surgir alguma dúvida ou dificuldade relacionada às drogas ou à violência.

Com esta gama de atuação do Proerd, tem uma única função, Prevenir o uso de drogas entre nossas crianças e jovens, evidenciando o uma forte atuação da Politica Pública de Prevenção às Drogas e a Violência aplicada pela Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Sul